Um dia mais um dia.

rachmaninov

Re: Um dia mais um dia.

Postby worf » Wed Sep 18, 2019 12:59 am

Se o blug acabasse hoje, o que mudaria na sua vida?
Imagino que todos voltariamos para a outerspace.
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Re: Um dia mais um dia.

Postby guismo » Wed Sep 18, 2019 8:08 am

e como o guismo posta?
acho que no inicio era interessante. como um personagem. mas agora parece mais so com doente mental. tipo reirom. que fim teve a pobre criatura?

engracado que hoje em dia reirom teria youtube e seria rico. o que na epoca era uma vergonha, hoje em dia eh algo pra ser desejado. por que eu nao estou rico se sou tao caricato?


sobre apagar o blug....
hm....

eu nao releio as coisas que postei. mas isso parece meio que apagar minha vida. eu deletei meus posts tambem lembra? acho... alias, eh bem esse o ponto; eu nao tenho mais certeza das minhas memorias. o blug eh a prova que eu vivi,

voces tem familias e amigos e sei la o que. eu tenho o blug. a unica evidencia da minha existencia social, ja que o resto de todo mundo eu eventualmente cortei link.

eu tenho minhas memorias das coisas que fiz, caiaquei e nadei em lugares interessantes, fiz trabalhos que gosto de rever, andei por lugares e tal. mas sempre fiz tudo sozinho. que nao eh realmente um problema, mas quando eu morrer ou esquecer dessas coisas, elas morrem tambem e nunca existiram.


dai sei la. uma vez que o blug se for vai virar so mais uma lembranca de algo que eu estive envolvido que pode ou nao ter acontecido, ja que ninguem que eu conheco vai saber ou lembrar tambem.

e isso tudo eh inevitavel. e se uma coisa morta como o blug eh uma parte importante de quem eu sou o problema eh maior. nao o blug, e sim eu.




por que que todo post meu tem que ser dramatico? jesus como eu faco pra parar de ser dramatico?
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Re: Um dia mais um dia.

Postby guismo » Wed Sep 18, 2019 8:21 am

com tudo isso dito... acho que eh uma boa.

acho que o blug eh na verdade uma muleta... nao eh bem esse termo, mas acho que manter o blug vivo me incentiva a manter tudo como esta. nao que tenha essa tanta importancia na minha vida. eh so um outro site que eu entro todo dia pra procrastinar. mas sem ele de repente eh mais um incentivo pra tomar alguma atitude.
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Re: Um dia mais um dia.

Postby Warlocker » Thu Sep 19, 2019 3:00 am

eu pensei em sei la.. usar umas 2 hras da minha vida pra criar um blug 2.0.. que seria so um sistema simples de postagem porem mais facil de usar.. mostraria o post mais recente no topo por exemplo.. e pa...

quem sabe...


... um dia.
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Re: Um dia mais um dia.

Postby guismo » Sun Oct 06, 2019 7:21 pm

alo, teste teste, isso ainda vive?


entao, eu tenho um script simples que eu precisava pra me ajudar num trabalho, mas mesmo script simples eh complexo pra mim e eu sei que se eu for tentar, vou passar 2 dias tentando.

voces entendem algo de python/blender? quanto voces cobrariam a hora pra fazer algo pra mim?

nem sei se tem sentido que voces provavelmente tem que aprender a API (ou sei la que nome) do blender e nao sei o que dai se for complexo deixa pra la.

o script eh basicamente verificar a distancia de um objeto pra camera e multiplicar o tamanho da UV baseado nisso. tem uma outra sequencia de acoes por objeto que eu queria incluir mas ou posso eu mesmo incluir no script ou ate fazer manualmente em todos ao mesmo tempo, entao seria so um bonus.



to postando isso mas acho que vou comecar a tentar eu mesmo. vai que demora dias pra alguem responder e eu nao lembro o email do warlocker.
de repente eu resolvo em meia hora, ao inves de 2 dias como estou esperando...
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Re: Um dia mais um dia.

Postby worf » Sun Oct 06, 2019 10:19 pm

eu sei python, mas nao blender.
se quiser uma ajuda ou se tiver um exemplo que eu possa olhar, posso te ajudar sim.
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Re: Um dia mais um dia.

Postby guismo » Sun Oct 06, 2019 10:25 pm

aaaaah eu meio que consegui. de forma horrivel e ainda incompleto (tenho que aplicar objeto por objeto mas eu ja fiz isso de loop em multiplos objetos entao tenho certeza que consigo de novo) mas funciona!

observe minha monstruosidade

import bpy
context = bpy.context
scene = context.scene


cam = scene.camera
ob = context.active_object


if cam and ob and ob.type == 'MESH':
camloc = cam.matrix_world.translation
obloc = ob.matrix_world.translation
camdists = [(obloc - camloc).length]
print(camdists)
bpy.ops.object.empty_add(type='PLAIN_AXES', view_align=False, location=obloc)
temp = context.active_object
bpy.context.scene.objects.active.scale = (camdists*3)
bpy.context.scene.objects.active = ob
bpy.ops.object.modifier_add(type='UV_WARP')
bpy.context.object.modifiers["UVWarp"].object_from = ob
bpy.context.object.modifiers["UVWarp"].object_to = temp
bpy.ops.object.modifier_apply(apply_as='DATA', modifier="UVWarp")
bpy.data.scenes[0].objects.unlink(temp)
bpy.data.objects.remove(temp)
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Re: Um dia mais um dia.

Postby guismo » Sun Oct 06, 2019 10:27 pm

demorei 3 horas mas...

apesar que minha experiencia com isso eu sei que fazer algo funcionar eh so metade da batalha.

a outra metade eh aplicar isso de forma util no projeto mesmo sem criar um monte de outros problemas, tipo deletar todos meus outros objetos, ou nao funcionar em qualquer contexto minimamente diferente.

eu realmente acho que odeio fazer essas coisas
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Re: Um dia mais um dia.

Postby worf » Sun Oct 06, 2019 10:35 pm

ah voce cria um outro objeto e meio que clona `ob` e cria o `temp`?
nao da pra modificar `ob` diretamente?
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Re: Um dia mais um dia.

Postby guismo » Sun Oct 06, 2019 10:41 pm

devia, mas nao consegui. tem algo de estupido no blender que tentar editar a UV edita a malha em si quando feito por script. eu vi como aparentemente resolver isso mas parece super complicado

DAI, tem um modificador que escala a UV baseado em outro objeto. dai pensei que usar o modificador com a escala do outro objeto eh mais facil que tentar descobrir que labirintos horriveis eu vou ter que correr pra editar a UV em si. ainda mais que eu nao entendi o que li, a chance de isso me criar outro problema mais tarde que nao vou saber resolver eh imensa. mas eu realmente gostaria de nao ter que usar modificador, criar e deletar objeto...


a outra coisa aqui eh... nao. nao sei como fazer isso em multiplos objetos. a coisa que eu geralmente uso eh for obj in bpy.context.selected_objects: que nao vai voltar o loop inteiramente, acho. esta fazendo so em um.

eu vou descobrir, mas vai levar mais horas provavelmente. voce nao teria um trocinho magico que eu coloco no topo disso que resolve facil na sua cabeca neh? (nao to pedindo pra gastar tempo nisso nao).

tipo:
para todos objetos selecionados
selecione um, rode o negocio todo, volte pro inicio
selecione outro, rode o negocio todo, volte pro inicio
etc.

mas eu sei que isso eh coisa simples em programacao entao eu vou descobrir. ja fiz isso varias vezes na vida, mas em outras coisas, tipo unity. (e nunca lembro como e sempre tenho que reaprender/copiar codigo dos outros)
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Re: Um dia mais um dia.

Postby guismo » Sun Oct 06, 2019 10:49 pm

na verdade meio que funciona. esta fazendo loop, eu coloquei print(camdists) e esta realmente me mostrando a distancia de todos objetos um por um

mas so aplica o modificador em 1. eu acho que tem algo a ver com eu estar criando e destruindo objetos. sei la. vou descobrir.

ou pior das hipoteses rodo isso em cada objeto. ainda vai ser bem mais rapido que eu fazia antigamente, de manualmente mudar o tamanho da UV baseado no que eu vejo
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Re: Um dia mais um dia.

Postby guismo » Sun Oct 06, 2019 10:57 pm

ahh funcionou. eu que sou uma anta e nao estava usando o loop direito que eu tinha aqui
valeu pela ajuda emocional worf! acho que se eu nao posto isso no blug eu nao resolveria. digo, eu ainda nao apliquei no projeto em si, mas aparentemente funciona com multiplos objetos selcionados e tal. mas eu sei que dor de cabeca no contexto certo ainda vai vir...

a coisa mais linda do mundo
Code: Select all
import bpy
context = bpy.context
scene = context.scene

for obj in bpy.context.selected_objects:
    bpy.context.scene.objects.active = obj
    cam = scene.camera
    ob = context.active_object
    camloc = cam.matrix_world.translation
    obloc = ob.matrix_world.translation
    camdists = [(obloc - camloc).length]
    print(camdists)
    bpy.ops.object.empty_add(type='PLAIN_AXES', view_align=False, location=obloc)
    temp = context.active_object
    bpy.context.scene.objects.active.scale = (camdists*3)
    bpy.context.scene.objects.active = ob
    bpy.ops.object.modifier_add(type='UV_WARP')
    bpy.context.object.modifiers["UVWarp"].object_from = ob
    bpy.context.object.modifiers["UVWarp"].object_to = temp
    bpy.ops.object.modifier_apply(apply_as='DATA', modifier="UVWarp")
    bpy.data.scenes[0].objects.unlink(temp)
    bpy.data.objects.remove(temp)
    print (obj)
    bpy.ops.object.select_all(action='DESELECT')


duvido que voces ja fizeram algo tao lindo na vida de programador de voces.

morram de inveja mortais
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Re: Um dia mais um dia.

Postby guismo » Sun Oct 06, 2019 11:01 pm

olha que lindo

os cubos de cima sao originais. os debaixo sao os que eu estou mudando os texels (pixels no objeto 3d em si) pra serem proporcionais aos pixels da camera. objetos longe tem menos resolucao mas pra camera parecem ter a mesma resolucao.

nao sei se a proporcao esta correta mas visualmente parece bem proxima (coisa que eu nao esperava, esperava gastar um tempao ajustando a proporcao).

isso vai me salvar muitas horas de trabalho, talvez dias
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Re: Um dia mais um dia.

Postby worf » Sun Oct 06, 2019 11:49 pm

guismo wrote:ahh funcionou. eu que sou uma anta e nao estava usando o loop direito que eu tinha aqui
valeu pela ajuda emocional worf! acho que se eu nao posto isso no blug eu nao resolveria. digo, eu ainda nao apliquei no projeto em si, mas aparentemente funciona com multiplos objetos selcionados e tal. mas eu sei que dor de cabeca no contexto certo ainda vai vir...

a coisa mais linda do mundo
Code: Select all
import bpy
context = bpy.context
scene = context.scene

for obj in bpy.context.selected_objects:
    bpy.context.scene.objects.active = obj
    cam = scene.camera
    ob = context.active_object
    camloc = cam.matrix_world.translation
    obloc = ob.matrix_world.translation
    camdists = [(obloc - camloc).length]
    print(camdists)
    bpy.ops.object.empty_add(type='PLAIN_AXES', view_align=False, location=obloc)
    temp = context.active_object
    bpy.context.scene.objects.active.scale = (camdists*3)
    bpy.context.scene.objects.active = ob
    bpy.ops.object.modifier_add(type='UV_WARP')
    bpy.context.object.modifiers["UVWarp"].object_from = ob
    bpy.context.object.modifiers["UVWarp"].object_to = temp
    bpy.ops.object.modifier_apply(apply_as='DATA', modifier="UVWarp")
    bpy.data.scenes[0].objects.unlink(temp)
    bpy.data.objects.remove(temp)
    print (obj)
    bpy.ops.object.select_all(action='DESELECT')


duvido que voces ja fizeram algo tao lindo na vida de programador de voces.

morram de inveja mortais

:D :D

eu nao entendi pq voce tem que setar o mesmo objeto como active varias vezes.
as variavels `obj`, `temp` e `ob` no finalk nao sao a mesma coisa?
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Re: Um dia mais um dia.

Postby worf » Sun Oct 06, 2019 11:54 pm

Code: Select all
import bpy
context = bpy.context
scene = context.scene
cam = scene.camera
camloc = cam.matrix_world.translation

# para cada selected object:
for obj in bpy.context.selected_objects:
    obloc = obj.matrix_world.translation
    camdists = [(obloc - camloc).length]
    obj.scale = (camdists*3)

    # precisa mesmo setar o item como active?
    bpy.context.scene.objects.active = obj
   
    bpy.ops.object.empty_add(type='PLAIN_AXES', view_align=False, location=obloc)
    bpy.ops.object.modifier_add(type='UV_WARP')
    bpy.ops.object.modifier_apply(apply_as='DATA', modifier="UVWarp")
   
    # o que essa parte faz?
    bpy.context.object.modifiers["UVWarp"].object_from = obj
    bpy.context.object.modifiers["UVWarp"].object_to = obj

    # nao sei o que isso faz tbm
    bpy.ops.object.select_all(action='DESELECT')
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Re: Um dia mais um dia.

Postby guismo » Mon Oct 07, 2019 12:51 am

worf wrote:
Code: Select all
import bpy
context = bpy.context
scene = context.scene
cam = scene.camera
camloc = cam.matrix_world.translation

# para cada selected object:
for obj in bpy.context.selected_objects:
    obloc = obj.matrix_world.translation
    camdists = [(obloc - camloc).length]
    obj.scale = (camdists*3)

   1 # precisa mesmo setar o item como active?
    bpy.context.scene.objects.active = obj
   
    bpy.ops.object.empty_add(type='PLAIN_AXES', view_align=False, location=obloc)
    bpy.ops.object.modifier_add(type='UV_WARP')
    bpy.ops.object.modifier_apply(apply_as='DATA', modifier="UVWarp")
   
   2 # o que essa parte faz?
    bpy.context.object.modifiers["UVWarp"].object_from = obj
    bpy.context.object.modifiers["UVWarp"].object_to = obj

  3  # nao sei o que isso faz tbm
    bpy.ops.object.select_all(action='DESELECT')

voce fala como se eu soubesse o que estou fazendo... eu so vou colocando coisa no codigo e quando algo para de funcionar eu resolvo parte por parte. dai possivelmente eu adicionei varias coisas redundantes desnecesarias mas que nao quebram.

o seu codigo nao funfou, mas nao sei por que por que tenho que abrir o blender com linha de comando pra poder fazer debug. so fez aumentar o tamanho de um dos cubos e gerar um erro. quando eu voltar eu vejo direito

mas coloquei numero nas suas perguntas:
1- isso nao define como ativo, so define o objeto atualmente ativo como uma variavel pra poder fazer coisas nele depois. eu nao vi rapidamente como fazer isso de forma melhor. dai depois eu faco o empty como ativo e transformo ele em outra variavel, depois transformo o cubo como ativo de novo. so o objeto ativo vai receber modificadores, mesmo que tenham varios objetos selecionados (coisa de blender, no max todos objetos selecionados sao ativos, no blender so um pode ser)

2-isso eh o modificador que estou usando por causa das limitacoes do blender com UV
https://docs.blender.org/manual/en/late ... _warp.html
por algum motivo retardado precisa definir 2 objetos (ao inves de comparar com posicao do mundo por exemplo). blender tem muita coisa retardada (mas que funciona sem bug, diferente do max/unity)

3- isso deseleciona tudo so pra ter certeza que o novo loop nao de pau. so por seguranca. de repente funciona sem
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Re: Um dia mais um dia.

Postby guismo » Mon Oct 07, 2019 12:56 am

e sim... acho que obj e ob possivelmente eh a mesma coisa. mas obj eh a variavel que estava aqui nos meus templates de coisas que funcionaram no passado que eu adicionei depois de tudo pra fazer o loop. possivelmente eu posso melhorar isso mas provavelmente vai levar um tempo quebrando coisa ate eu descobrir como direito.

dito isso, nao tenho 100% de certeza que sao a mesma coisa nao. acho que eh necessario pro loop funcionar, mas nao faco nem ideia
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Re: Um dia mais um dia.

Postby Junior » Mon Oct 14, 2019 3:44 pm

worf wrote:ola, como esta a vida?
Uma bela bosta. Mas tô tentando me mudar pro Canadá pra ficar um pouco menos bosta.




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