(tá, isso aqui me surpreendeu)
O inÃcio do mangá e a sua influência comunista:
Katayori Mitsugu: A mangá começou, aos poucos, a representar o real. Nos nossos dias, desde o inÃcio do perÃodo Showa, paulatinamente, começaram a surgir mais cartoons socialistas e comunistas, que me fascinavam. A partir do fim da era Taisho (1912-1926) até ao princÃpio de Showa, o socialismo e o comunismo começaram a tornar-se mais activamente influentes. A forma da mangá poderá ter sido afectada por essa tendência.
O mangá revisionista-nacionalista-fascista atual:
O sucesso dos quadrinhos de Kobayashi, assim como o dos livros de seus amigos revisionistas, como O que nos Ensinam os Manuais de História (Kyokasho ga oshienai rekishi), de Nobukatsu Fujioka, explica-se por várias razões. Em primeiro lugar, uma consolidação da direita nacionalista que, desde o final da guerra fria, já não hesita em pôr as manguinhas de fora. Com polÃticos e intelectuais entre seus quadros, ela é sustentada por uma parte do empresariado e por seitas religiosas, e ainda tem bastante espaço em jornais como Sankei.
Textos completos:
Formação dos mangás:
http://www.clubotaku.org/niji/index.php ... rticle=406
Mangás nacionalistas:
http://diplo.uol.com.br/2001-10,a72